quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Mãe, mãe!! Posso ir na sua aula com você??"

Tenho lido e visto algumas coisas que me deixaram um pouco receosas em relação a atividades físicas para crianças e adolescentes. Achei um bom texto e gostaria de repassar alguns trechos a vocês:

"Atualmente, fatores como o aumento da violência, o avanço da tecnologia e a falta de tempo têm imposto aos indivíduos um estilo de vida cada vez menos saudável. Essa realidade é ainda mais evidente no que diz respeito às crianças, que passam a maior parte do tempo assistindo à televisão ou em frente ao computador, construindo, desde os primeiros anos de vida, um perfil característico do sedentarismo. Sabe-se que essa inatividade pode contribuir para o aumento do peso corporal e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de diversas doenças. Sendo assim, o ideal seria implementar um programa de atividades físicas, associado a uma melhora do perfil nutricional, no cotidiano de crianças e adolescentes, em busca da promoção de uma melhor qualidade de vida. 

Ainda se mantém alguns mitos e equívocos quando o foco é direcionado para o treinamento de indivíduos em fase de crescimento pois poderia ocasionar a interrupção precoce do crescimento. Essa crença advém do fato que, nos ossos longos, o crescimento se dá em uma parte mais frágil, chamada placa epifisária. Ao se submeter o osso a sobrecargas extenuantes, estas placas podem ser lesionadas provocando a interrupção precoce do processo de crescimento. Entretanto, evidências científicas praticamente em sua totalidade sinalizam que quando a atividade é realizada dentro de parâmetros de segurança e bem orientada, não influencia negativamente o crescimento. 

A principal orientação para crianças e adolescentes é que sejam evitadas cargas máximas ou próximas do máximo. Sendo assim, pode-se perceber que algumas atividades que requerem força impõem sobrecargas até mesmo superiores a força máxima que o indivíduo consegue realizar. Outras recomendações é que sejam preferencialmente selecionados exercícios que trabalhem simultaneamente diversos grupos musculares e que os movimentos sejam executados por toda amplitude de movimento. Outro engano é atribuir efeitos negativos sobre a flexibilidade, quando na verdade a atividade física torna as crianças e adolescentes mais flexíveis. 

Além dos ganhos em força e flexibilidade, outros benefícios que crianças e adolescentes podem adquirir são: melhora da coordenação e da habilidade motora geral; melhora do desempenho em atividades desportivas, com, inclusive, redução da incidência de lesões durante sua prática; melhora do perfil lipídico (colesterol); aumento da densidade mineral óssea e, até mesmo, melhora de aspectos psicológicos como o aumento da auto-estima. Outro importante fator que merece destaque é que desde cedo podem ser mais propícios a manter hábitos saudáveis para o futuro, contribuindo para a promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. 

Como se pode perceber, ao contrário de especulações supervalorizadas e de argumentações defasadas e sem fundamentação científica, a prática de atividades físicas quando realizada de forma consciente e sob supervisão profissional, pode e deve ser implementada no dia a dia de crianças e adolescentes, proporcionando benefícios a curto e longo prazo com bastante segurança."

Procurem [e aconselhem seus próximos a procurarem!] profissionais formados e capacitados, que tenham didática de ensino e saibam trabalhar com a consciência corporal de crianças e adolescentes, "pessoinhas" que têm seus corpos em fase de formação e que necessitam de estímulos que não tragam complicações e/ou traumas corporais. Os profissionais formados nas áreas de atuação em atividades físicas [estou tentando não dar nome aos bois...] possuem o enfoque de restaurar a saúde, fazer manutenção corporal, evitar e tratar doenças e melhorar a qualidade de vida dos que os procuram. Além dos anos de prática que antecedem a universidade, a formação profissional na área possibilita utilizar da melhor forma todos esses anos de prática, no ensino de outros corpos.

Fica a dica! =D

Um comentário: