quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Mãe, mãe!! Posso ir na sua aula com você??"

Tenho lido e visto algumas coisas que me deixaram um pouco receosas em relação a atividades físicas para crianças e adolescentes. Achei um bom texto e gostaria de repassar alguns trechos a vocês:

"Atualmente, fatores como o aumento da violência, o avanço da tecnologia e a falta de tempo têm imposto aos indivíduos um estilo de vida cada vez menos saudável. Essa realidade é ainda mais evidente no que diz respeito às crianças, que passam a maior parte do tempo assistindo à televisão ou em frente ao computador, construindo, desde os primeiros anos de vida, um perfil característico do sedentarismo. Sabe-se que essa inatividade pode contribuir para o aumento do peso corporal e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de diversas doenças. Sendo assim, o ideal seria implementar um programa de atividades físicas, associado a uma melhora do perfil nutricional, no cotidiano de crianças e adolescentes, em busca da promoção de uma melhor qualidade de vida. 

Ainda se mantém alguns mitos e equívocos quando o foco é direcionado para o treinamento de indivíduos em fase de crescimento pois poderia ocasionar a interrupção precoce do crescimento. Essa crença advém do fato que, nos ossos longos, o crescimento se dá em uma parte mais frágil, chamada placa epifisária. Ao se submeter o osso a sobrecargas extenuantes, estas placas podem ser lesionadas provocando a interrupção precoce do processo de crescimento. Entretanto, evidências científicas praticamente em sua totalidade sinalizam que quando a atividade é realizada dentro de parâmetros de segurança e bem orientada, não influencia negativamente o crescimento. 

A principal orientação para crianças e adolescentes é que sejam evitadas cargas máximas ou próximas do máximo. Sendo assim, pode-se perceber que algumas atividades que requerem força impõem sobrecargas até mesmo superiores a força máxima que o indivíduo consegue realizar. Outras recomendações é que sejam preferencialmente selecionados exercícios que trabalhem simultaneamente diversos grupos musculares e que os movimentos sejam executados por toda amplitude de movimento. Outro engano é atribuir efeitos negativos sobre a flexibilidade, quando na verdade a atividade física torna as crianças e adolescentes mais flexíveis. 

Além dos ganhos em força e flexibilidade, outros benefícios que crianças e adolescentes podem adquirir são: melhora da coordenação e da habilidade motora geral; melhora do desempenho em atividades desportivas, com, inclusive, redução da incidência de lesões durante sua prática; melhora do perfil lipídico (colesterol); aumento da densidade mineral óssea e, até mesmo, melhora de aspectos psicológicos como o aumento da auto-estima. Outro importante fator que merece destaque é que desde cedo podem ser mais propícios a manter hábitos saudáveis para o futuro, contribuindo para a promoção e manutenção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. 

Como se pode perceber, ao contrário de especulações supervalorizadas e de argumentações defasadas e sem fundamentação científica, a prática de atividades físicas quando realizada de forma consciente e sob supervisão profissional, pode e deve ser implementada no dia a dia de crianças e adolescentes, proporcionando benefícios a curto e longo prazo com bastante segurança."

Procurem [e aconselhem seus próximos a procurarem!] profissionais formados e capacitados, que tenham didática de ensino e saibam trabalhar com a consciência corporal de crianças e adolescentes, "pessoinhas" que têm seus corpos em fase de formação e que necessitam de estímulos que não tragam complicações e/ou traumas corporais. Os profissionais formados nas áreas de atuação em atividades físicas [estou tentando não dar nome aos bois...] possuem o enfoque de restaurar a saúde, fazer manutenção corporal, evitar e tratar doenças e melhorar a qualidade de vida dos que os procuram. Além dos anos de prática que antecedem a universidade, a formação profissional na área possibilita utilizar da melhor forma todos esses anos de prática, no ensino de outros corpos.

Fica a dica! =D

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O dia em que conheci a Diva!

Se você faz pole dance e nunca ouviu falar na Felix Cane, é como se você jogasse futebol e não conhecesse Ronaldinho Gaúcho! Eu, felizmente, tive a honra e oportunidade de conhecer a "ronaldinha gaucha" dos mastros! Um dos pontos altos da minha carreira como pole dancer! 


Felix veio ao Brasil no final do ano passado, em novembro, na cidade maravilhosa Rio de Janeiro! Foi uma correria... em uma semana descobrir se ainda existiam vagas, achar vôo, hotel.. mas valeu a pena!

Fui muito bem recebida pela Flávia e toda a equipe da Up Dance [obrigada querida! Você é demais e arrasa! Adorei conhecer seu universo... e espero voltar muito em breve!]. Foi um alvoroço... mulherada por todos os lados da academia! Cada uma de um lugar do Brasil, com sua história no pole, mas todas com o mesmo objetivo: conhecer e aproveitar ao máximo a vinda de Felix para o Brasil.


E cadê a Felix?? Logo que cheguei já fui procurando... era tanta gente! E quando a achei não conseguia acreditar: ela era da minha altura! Já tinha visto muitos vídeos e ela parecia sempre alta e longelínea! Ter um ótimo alongamento e flexibilidade realmente dá alusão de sermos maiores.. ;) 
Bom, nem preciso dizer que a Felix é extremamente flexível e alongada! Uma simpatia de pessoa, com o sorriso meigo e super brincalhona! E ela brilha, viu? Estrela de nascença.


Vê-la dançando foi magnífico. Não vou tentar descrever, nada melhor do que assistir!




O workshop foi ótimo! Estar com ela, poder conversar com ela e tirar dúvidas foi um aprendizado imenso! Propôs movimentos de transição de níveis, movimentos compostos, movimentos característicos de suas apresentações e alguns [valiosos!] truques.

Felix se mostrou guerreira e apaixonada pelo que faz. Excelência em execução, amplitude de movimento, carisma, fluidez. Para ela, parece que é como sentar e tomar um café. Um exemplo e uma inspiração. 
Tirou fotos e mais fotos e mais fotos! Autografou e autografou e autografou! Ganhou um monte de presentes e carinhos! "Abrasileiramos" Felix Cane!


Eu e Felix e o autógrafo!



No segundo dia, Felix e eu logo após o work.



Turma do work.


Agradeço a todas que fizeram acontecer! 
Estará para sempre nas minhas memórias [mentais e corporais..rs].

Logo, logo mais novidades! No final dessa semana tem o workshop Alesia! Ansiosa?? Imagina...








sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A poderosa Felix Cane com o poderoso Cirque!!

No final de janeiro recebi uma notícia que me fez arrepiar inteira! O mais novo show do Cirque du Soleil "Michael Jackson: The Immortal World Tour" (baseado em todas as turnês de Michael Jackson), contará novamente com a presença da MARAVILHOSA Felix Cane! Só de assistir o trailler do espetáculo você já se emociona!

Olha só a notícia na íntegra [pena, não vai dar pra eu reproduzí-la inteira!]


Felix Cane já participa do show "Zumanity", considerado o lado sensual do Cirque du Soleil. O número dela é simplesmente magnífico! Com muita sensualidade, destreza e flexibilidade! Muita dança, muitas mulheres e muitos homens!

No começo do número, existem no palco vários homens sentados assistindo na TV futebol americano. Felix entra em cena e dança em cima da TV, enquanto todos os homens a assistem. Logo após ela começa a desenvolver a coreografia no mastro, cheia de técnica, amplitude e fluidez de movimentos e carisma - para mim, as melhores características da Felix. 


Além do Pole Dance, o Zumanity também traz números de contorcionismo, tecido aéreo, bambolê aéreo, equilibrio e força, entre outros.

Infelizmente, o show é residente em Las Vegas e não itinerante como alguns já passaram aqui pelo Brasil, entre eles "Quidam", o qual pude assistir em São Paulo no ano passado [isso também é outra história!].

Vamos torcer e deixar os dedinhos cruzados para que "Michael Jackson: The immortal World Tour" venha se apresentar em terras brasileiras!
Na próxima, conto como foi conhecer a diva dos mastros, Felix Cane!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

... Porque fazer workshop é tudo de bom 2!

O segundo workshop de hoje é de Danças Circulares Sagradas! [Para aqueles ainda não sabem o que é danças circulares, aguardem! Logo, logo, terá um post somente sobre isso! ;)]

O Instituto Dança Viva [http://www.dancaviva.com.br] trará novamente para Holambra Saskia Kloke e Friedel Kloke!! Que lindo!! Nem estou acreditando que vou ter novamente a maravilhosa oportunidade de vê-las e dançar com elas!! É realmente uma honra!!

Friedel Kloke, bailarina, foi parceira de danças de Bernhard Wosien, "pai" das danças circulares. Ela tem inúmeras danças circulares, todas mundialmente conhecidas por sua beleza e dificuldade! Saskia Kloke, também bailarina, é filha de Friedel e a ajuda sua mãe a ensinar suas danças pelo mundo.
Felizmente, em abril do passado, tive a oportunidade de participar do meu primeiro workshop com uma das mulheres mais importantes no meio das danças circulares! 


Saskia, Eu e Friedel.

Este ano o workshop, que foi denominado "Engelwirken - Geração angelical", acontecerá de 21 a 23 de abril, no Espaço Cultural Terra Viva, em Holambra. Quaisquer informações, entrar em contato: contato@dancaviva.com.br .



Novamente, oportunidade única que não perco por nada! Vê-las dançando é extremamente prazeroso! Parecem anjos flutuando... a leveza, a simplicidade e a agilidade são encher os olhos! Friedel dança melhor do que qualquer menina no auge de seus quase 70 anos! [Abafa, mas chorei enquanto a assitia dançar no centro da roda, de tão belo que foi. Um dos momentos mais emocionante na minha carreira!]. Saskia tem a mesmas caracteristicas de movimentação da mãe no auge de seus 40 e pouco anos! É muita leveza pra uma família só! [desculpem-me Friedel e Saskia, não estou respeitanto o código de ética das mulheres! Mas revelar a idade neste caso pareceu de suma importância para entendimento dos fatos!]. Altamente recomendável! Vamos!?

... Porque fazer workshop é tudo de bom!

O assunto de hoje é: workshops!
O primeiro de hoje é de Pole Dance e já está sendo super-ultra-mega divulgado pelas escolas e estúdios do país inteiro. A Federação Paulista de Pole Dance está trazendo pela primeira vez ao Brasil a bielorussa Alesia Vazmitsel

Alesia começou sua carreira no ballet clássico aos quatro anos de idade [olha a dança no currículo!]. Depois do ballet, Alesia passou a treinar nos circos [olha o circo no currículo! Qualquer coincidência é mera semelhança.. ;) ] , ingressando em 1995 no "General Circus School" em Minsk e logo após no "National Circus of Belarus" como acrobata aérea e dançarina. Sua experiência na dança e no circo permitiu a ela complementar com sucesso suas coreografias criativas e originais no Pole Dance.
O ápice de sua carreira aconteceu em 2008, quando venceu o "Miss Pole Dance UK". Em 2009, foi vice-campeã na "World Pole Sport & Fitness Competition" e em 2010 participou do programa "Britain's Got Talent", chegando até as semifinais.

No workshop, além de ensinar e aprimorar a execução de movimentos e sequências no mastro, Alesia apresentará seu programa de alongamento específico para a flexibilidade no quadril e nas costas. [Alunas queridas que se preparem!! Técnicas de abertura e flexibilidade são uma de-lí-cia e com certeza complementarão nossas aulas!! E sem choramingar!!]

Os workshops em São Paulo acontecerão de 24 a 26 de fevereiro e no Rio de Janeiro dias 21 e 22 do mesmo mês.
Imperdível, com certeza! Pelos vídeos que assisti, Alesia é realmente incrível e tem uma flexibilidade de dar invejinha a qualquer um. Além de tudo, é muito criativa nas coreografias e nos seus figurinos. Uma artista completa, sem dúvida. Recomendo! 



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Minha vida em palavras!

A todos que por aqui passarem, sejam sempre bem vindos!
Pode ler a vontade! Pode comentar também!
Para cá trarei notícias, novidades, informações, comentários e observações sobre corpo e movimento nas atividades que embelezam a minha vida.
O intuito é esse mesmo: mais um meio de comunicação entre eu e as (os) interessadas (os) de plantão! 
Se sempre existe alguém com algo a dizer, esse alguém é artista!
E eu, antes de bailarina, pole dance e focalizadora, sou artista. 
Artista do movimento! 
Gosto de sentir o que meu corpo tem a dizer para o mundo.    
Segundo Aristóteles, todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou intelectos divinos (bonito isso!), responsáveis pelo movimento. Existiria então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento: o amor! Nas últimas palavras do Paraíso de Dante, o amor movia o Sol e as primeiras estrelas...
É o amor ao movimento que me move!
Eu amo o que faço!
E isso é imprescindível para ter certeza que estou fazendo um bom trabalho, sou uma ótima profissional, professora, bailarina, ser pensante e dançante!
So...Shall we dance?