quinta-feira, 24 de março de 2011

Os ares estão me conquistando...

Quem já não pensou e quis ter asas par voar? Conhecer a sensação de estar nos ares, sentir a liberdade na imensidão do céu azul... ah, que delicia seria... 
Quer experimentar? Conheço algo que chega bem perto disso: tecido acrobático!

Essa atividade, pela qual me apaixonei há quase quatro anos, gerou em mim a frase que dá título ao post de hoje. Os ares realmente me conquistaram! Além de ser uma atividade de média/alta intensidade que trabalha o corpo inteiro, é super divertida, lúdica e, por que não dizer, mágica! A sensação de controle (do corpo) mistura-se com a liberdade de estar láááá no alto do tecido!

O tecido acrobático, também conhecido por outros nomes como tecido aéreo, tecido circense, tissu aéreo, seda aérea, cortina aérea, fita circense, acrobacia aérea no tecido, dança aérea e dança no tecido, é uma prática circense relativamente recente que ganhou evidência no circo contemporâneo. A primeira apresentação veiculada pela mídia de que se tem notícia foi realizada pelo Cirque de Soleil em 1995.

Sobre a origem, existem pelo mundo diversas hipóteses. Segundo alguns desenhos orientais apresentados por uma pesquisadora da escola de Circo de Beijin, as performances em grandes panos nas festividades dos imperadores da China já ocorriam por volta do ano de 600 d.C., utilizando a seda como tecido da época. No ocidente, um dos relatos mais antigos é uma experiência com as cortinas de um cabaré nas décadas de 1920 e 1930, em Berlim. Outros relatos afirmam que na França o tecido acrobático foi aprimorado após pesquisas com diferentes materiais pelo francês Gèrard Fasoli nos anos de 1980 (DESIDERIO, 2003). Neste período, chegou-se à utilização de um material bastante resistente no comprimento e, ao mesmo tempo, com elasticidade na largura, o que lhe confere grande plasticidade e leveza. Este moderno material é o tecido liganete, o qual é usado até hojeUma outra visão ainda revela que a prática teria sido inspirada na corda indiana.

Atualmente, a prática do tecido acrobático acontece não somente no Circo mas em academias, teatros, escolas, universidades, boates e clubes. A forma e a altura a ser amarrado pode variar, sendo usulmente  acima dos 4 metros de altura. Mas calma! Tudo começa bem no baixinho, com a segurança de ter o pé no chão [nunca "ter os pés no chão" teve um significado tão literal...]. Gradativamente, à medida que o praticante for desenvolvendo e adquirindo qualidades físicas, técnicas, segurança e confiança, a altura começa a aumentar, sempre com colchões de segurança. Dos aparelhos aéreos mais tradicionais (trapézios, lira, bambu, corda indiana,etc.), o tecido é um dos mais fáceis de aprender!






Que delicia! Não vejo a hora de subir no tecido de novo! E lá no alto dançar no ar, se enrolar, aprender novos movimentos, novas possibilidades de criação, se desenrolar numa queda de parar a respiração de qualquer um que estiver assitindo! 

Pra variar... recomendo! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário